Produção industrial sobe 5,1% em Dezembro - TVI

Produção industrial sobe 5,1% em Dezembro

ine

A produção industrial apresentou em Dezembro uma variação homóloga positiva de 5,1%, acelerando 4,8 pontos percentuais pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Relacionados
Para esta situação contribuíram particularmente os comportamentos positivos dos grandes agrupamentos industriais de bens intermédios (com mais 7,7%) e de energia (mais 15,8%).

Todos os agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas positivas, com excepção do de bens de consumo que registou uma variação negativa de 1,4%, menos desfavorável em 1,2 p.p., que no mês anterior. Os agrupamentos de bens intermédios e de energia apresentaram variações homólogas mais positivas em 4,7 p.p. e 12,3 p.p. que no período anterior. As taxas de variação homóloga destes agrupamentos foram de 7,7% e 15,8%, respectivamente.

O agrupamento de bens investimento registou uma taxa de variação homóloga de 0,4% melhorando em 5,8 p.p. face a Novembro. A subsecção da fabricação de equipamento eléctrico e de óptica, com uma variação de 27,4%, determinou o aumento do agrupamento de bens intermédios, e apresentou um contributo de 2,3 p.p. para a variação do índice geral.

Ao nível das subsecções destaca-se ainda a subida das indústrias metalúrgicas de base e de produtos metálicos (mais 9,7%), com um contributo de 0,8 p.p. para a variação homóloga do índice geral.

Comparativamente ao mês anterior, a produção industrial registou uma subida de 5,4%, influenciada pelos comportamentos positivos das secções de indústria transformadora (4,3%) e produção e distribuição de electricidade, gás e água (14%). A secção das indústrias extractivas, registou também uma variação mensal positiva (5,6%).

Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações positivas face ao mês anterior. O de bens intermédios foi o que mais contribuiu para a variação do índice geral, 2,4 p.p., a que correspondeu uma variação mensal de 5,4%.

A nível mais detalhado, foram as subsecções da fabricação de equipamento eléctrico e de óptica (18,3%), e a produção e distribuição de electricidade, gás e água (14,4%) que mais influenciaram positivamente o comportamento do índice, ambas com o contributo de 1,6 p.p..
Continue a ler esta notícia

Relacionados