Reforma da Segurança Social aprovada na generalidade - TVI

Reforma da Segurança Social aprovada na generalidade

Vieira da Silva

A Lei de Bases da Reforma da Segurança Social foi esta quinta-feira aprovada na generalidade, na Assembleia da República (AR), apenas com os votos favoráveis do Partido Socialista (PS).

Relacionados
Às mesmas propostas, os partidos da oposição com assento parlamentar votaram todos contra.

As propostas de Lei que foram hoje a debate e votação na AR resultam do acordo celebrado em sede de concertação social entre o Governo de José Sócrates e os parceiros sociais, onde se exclui a CGTP.

A Reforma da Segurança Social introduz o factor de sustentabilidade, que «adequa a pensão de cada cidadão à evolução efectiva da esperança média de vida, acompanhado de um aumento, e não de uma redução, das opções individuais na assunção dos efeitos de maior longevidade», explicou o ministro do Trabalho e da Segurança Social na reunião plenária.

As propostas criam também o indexante dos apoios sociais, que garante «responsabilidade e solidariedade nos aumentos das pensões, protegendo mais os pensionistas e trabalhadores mais pobres». Segundo Vieira da Silva, com este Indexante vai ser possível «recuperar um atraso significativo do modelo social português».

Nova fórmula de cálculo de pensões

A Reforma prevê a criação de uma nova fórmula de cálculo das pensões, «mais justa do que a actual nos descontos dos contribuintes ao longo de toda a vida».

O Governo quer também promover o envelhecimento activo, já que, segundo o ministro, «nenhuma sociedade se pode dar ao luxo de desperdiçar a mão-de-obra mais experiente, empurrando trabalhadores com menos de 30 anos de carreira contributiva para mais de 20 anos de inactividade na condição de pensionistas».

Além disso, estabelece, por último, o Código Contributivo à Evasão Contributiva, para reforçar o combate o combate à fraude e à evasão fiscal, bem como a revisão dos Regimes Especiais de Desconto para a Segurança Social.
Continue a ler esta notícia

Relacionados