Saiba quanto pode poupar com combustíveis nos hipermercados - TVI

Saiba quanto pode poupar com combustíveis nos hipermercados

Saiba quanto pode poupar com combustíveis nos hipermercados

Os postos de combustíveis junto dos hipermercados são os que praticam preços mais baixos. Agora que a abertura de mais gasolineiras foi autorizada, saiba quanto pode poupar.

A Autoridade da Concorrência fez as contas e concluiu que os postos de combustíveis das grandes superfícies comerciais praticam preços mais baixos que as gasolineiras das principais petrolíferas, num desconto que pode atingir os 18 cêntimos por litro no caso da gasolina e de 14 cêntimos no gasóleo.

No início deste ano, os preços dos combustíveis vendidos nas imediações dos hipermercados estavam 3,7 cêntimos mais baratos por litro na gasolina 95 e 6,4 cêntimos no gasóleo. Se pensarmos que um litro de gasolina de 95 octanas custa 1,049 euros e que um litro de gasóleo custa 0,829 euros na Galp, a petrolífera com mais bombas em Portugal, e para um automóvel com um depósito de 40 litros, a poupança pode atingir quase 1,5 euros no caso da gasolina e de 2,56 euros no caso do gasóleo.

Segundo os cálculos da Autoridade da Concorrência (AC), os portugueses estão a gastar, por dia, 550 mil euros em combustíveis a mais do que terão de gastar depois da abertura de gasolineiras nas imediações dos hipermercados. A medida, recentemente aprovada, vai «permitir a redução dos preços dos combustíveis» em Portugal, que são os terceiros mais caros de toda a Europa. Durante 2004, os postos instalados nos hipermercados mantiveram preços com impostos, em média, 4,2 cêntimos/litro, e 5,8 cêntimos/litro inferiores aos praticados pelos postos de marca, respectivamente, na gasolina sem chumbo 95 e no gasóleo.



E desengane-se quem pensa que pode poupar se abastecer o depósito do seu automóvel em determinada região do país. É que a AC alerta: as diferenças de preços registadas entre as diversas regiões são relativamente pequenas, não ultrapassando, em média, os 0,6 cêntimos por litro no gasóleo e os 0,3 cêntimos por litro na gasolina sem chumbo 95.
Continue a ler esta notícia