Sector bancário arrasta bolsas para o vermelho - TVI

Sector bancário arrasta bolsas para o vermelho

Bolsa de Valores em queda

A Euronext Lisbon está hoje em baixa, a acompanhar as restantes praças europeias.

Relacionados
Os mercados continuar a reflectir o receio dos investidores face à crise do mercado de crédito imobiliário nos EUA, com novos sinais negativos para o sector financeiro. Ontem, o CEO do Citigroup ter apresentado a demissão. O banco poderá perder 11 mil milhões de dólares devido aos problemas da crise.

O PSI20 desliza 0,44% para os 12.760,80 pontos, com apenas 4 títulos no verde.

A nota positiva vai só para a Sonae Indústria (sobe 0,12%), Impresa (0,40%), Mota Engil (0,55%) e para a Portugal Telecom (0,22%). A operadora decidiu adiar a apresentação dos seus resultados para o próximo dia 14 de Novembro. Fonte oficial da PT garantiu à «Agência Financeira» que a data foi alterada de dia 8 de Novembro para dia 14 do mês corrente, sem «razões especiais», salientando que, tal facto, prende-se com «questões de calendário». Ainda no sector, a Sonaecom escorrega 0,26% para os 3,80 euros.

Na banca, o BCP segue a cair 1,24% para os 3,22 euros, enquanto que o BPI escorrega 1,70% para os 5,78 euros. O conselho de administração do BCP vai decidir, esta segunda-feira, de que forma responderá ao BPI que, em carta enviada na semana passada, reiterou a proposta de fusão apresentada a 25 de Outubro e manifestou «disponibilidade para encetar conversações», noticia o Jornal de Negócios. Ainda o BES cai 0,06% para os 16,22 euros. O banco liderado por Ricardo Salgado contraria assim o pessimismo do sector europeu e segundo o «Diário Económico», prepara-se para abrir uma instituição financeira no Dubai. Os focos do novo negócio serão a banca de investimento.

Destaque negativo também para a Sonae SGPS que recua 0,99% para 2 euros.

Ainda a Jerónimo Martins perde 0,96% para os 5,15 euros e a EDP está em silêncio nos 4,45 euros. No entanto, a eléctrica foi alvo de um «upgrade» pela Lehman Brothers que subiu a recomendação para «Equal-weight» de «Underweight» e o price target para 4,25 euros face aos anteriores 3,7 euros por acção.

Nota final para a PT Multimédia que cai 1,7% para os 9,24 euros. Na próxima quarta-feira, estará concluído o «spin-off» da PTM com a transferência das acções da mesma para a conta dos accionistas através da Central dos Valores Mobiliários.

Os principais índices europeus perdem entre 0,3 e a maior queda é do FTSE, com uma desvalorização 1,1%.

Nos EUA, os mercados devem abrir hoje em terreno negativo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados