Sócrates: Concorrência terá de controlar aplicação da baixa do IVA - TVI

Sócrates: Concorrência terá de controlar aplicação da baixa do IVA

Debate parlamentar - Foto de Mário Cruz para Lusa

Efeito será sobretudo no aumento da confiança e do consumo

O primeiro-ministro adiantou esta sexta-feira que a Autoridade da Concorrência (AdC) terá competência e obrigação de verificar se os preços praticados respeitarão e estarão de acordo com a redução do IVA agora praticada, de um ponto percentual, dos 21% para os 20%.

José Sócrates disse que a descida do IVA vai ter um efeito de confiança, consumo e expectativa nos agentes económicos e que para já não foi possível descer o IVA em dois pontos percentuais.

«Tomara eu poder descer o IVA em dois pontos percentuais», disse o líder do Executivo no debate quinzenal no Parlamento.

«A partir de 1 de Julho, o IVA desce e vai ter um efeito na confiança, consumo e expectativa dos agentes económicos», disse Sócrates sublinhando que «os portugueses merecem ser compensados».

«O que nos comprometemos a fazer, fizemos antes do prazo. O facto de termos atingido este resultado permite-nos aliviar a vida dos portugueses», garantiu o primeiro-ministro acrescentando que «o IVA vai ter consequências na economia portuguesa e vai beneficiar os portugueses: os que pagam e os que não pagam IRS».

«O Estado pode dizer-lhes (aos portugueses): já não precisamos do vosso dinheiro», rematou.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE