Sócrates: «Saímos da recessão, mas não da crise» - TVI

Sócrates: «Saímos da recessão, mas não da crise»

José Sócrates

Sinais positivos mostram fim da recessão técnica

Relacionados
O primeiro-ministro acredita que o país saiu da recessão, mas está longe de sair da crise.

Em entrevista à RTP, José Sócrates foi peremptório: «Saímos da recessão, mas estamos longe de sair da crise, pelo contrário, temos ainda muitas dificuldades pela frente».

Ainda assim, Sócrates sublinhou que «as coisas estão a melhorar», apontando como sinais positivos que evidenciam isso mesmo, o facto de as fábricas estarem a cancelar o lay-off e a retomar a produção, a melhoria dos indicadores de confiança nos últimos cinco meses e também o crescimento ligeiramente positivo da economia no segundo trimestre do ano.

As melhores frases de Sócrates

«São sinais positivos. E é nestes exemplos que temos de pegar e puxar pelas energias do país», afirmou, criticando a líder do PSD pela sua atitude «pessimista e derrotista».

«Em Maio, a Dra. Manuela Ferreira Leite disse que a crise passaria nos outros países e que nós demoraríamos mais tempo. Não tinha razão. Portugal foi dos primeiros países a sair da recessão», afirmou.

Sobre o aumento do desemprego, revelado pelos dados do Eurostat, Sócrates sublinhou que «o desemprego não sobe só em Portugal, sobe em todos os países da União Europeia. Portugal tem uma taxa de desemprego de 9,2%, abaixo média europeia. A taxa de desemprego subiu mais na média europeia do que em Portugal».

«Não há dúvida de que é o nosso principal problema e mais teria subido se nós não tivéssemos tomado as medidas que tomámos», afirmou, lembrando que esta taxa é a maior de três décadas por se tratar da «crise mais grave dos últimos 100 anos». «É uma crise extraordinária», afirmou.

Veja também:

Sócrates «moderno» contra Ferreira Leite «retrógada»
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE