Sporting sobe ao 5º lugar da Superliga de futebol - TVI

Sporting sobe ao 5º lugar da Superliga de futebol

Sporting-Boavista Carlos Martins

A maior goleada da época, por 6-1 em casa ao Boavista, valeu hoje ao Sporting a subida ao quinto lugar da Supertiga de futebol na 10ª jornada, na qual o FC Porto assumiu o comando pela primeira vez.

Seis dias depois de terem perdido por 3-0 no estádio do Dragão, frente ao campeão nacional e europeu FC Porto, os «leões» retiraram ao Estoril-Praia o estatuto de equipa detentora da maior goleada da prova, que tinha sido conseguido pelos «canarinhos» na oitava jornada, quando ganharam em casa ao Beira-Mar por 5-0.

O camaronês Douala (15 minutos), Hugo Viana (44 e 45), Custódio (50), Liedson (81) e o chileno Pinilla (93), que assinou o seu primeiro golo na competição, construíram a goleada, apenas amenizada pelo remate certeiro do chileno Flores (79), que então reduzia para 4-1.

Com esta goleada, que a tornou a equipa mais concretizadora da prova - 20 golos, contra 19 do Belenenses e 18 do FC Porto -, a formação de José Peseiro subiu do sétimo para o quinto lugar da Superliga, com os mesmos 17 pontos que o Boavista, que hoje sofreu tantos tentos como nos restantes nove jogos já disputados.

À frente do Sporting estão agora o FC Porto (22 pontos), o Benfica (21), o Vitória de Setúbal (20) e o Marítimo (18), enquanto a primeira metade da tabela integra ainda o Sporting de Braga (sétimo, com 16), o Belenenses (14) e a União de Leiria (13), que hoje empatou 0-0 em casa com os bracarenses.

O FC Porto assumiu sábado o comando da Superliga, ao vencer fora o «lanterna vermelha» Gil Vicente, por 2-0, e beneficiar do empate 1-1 do anterior líder Benfica com o Marítimo no Funchal.

O triunfo dos campeões nacionais e europeus ao princípio da noite no Estádio Cidade de Barcelos colocou o Benfica sob forte pressão e a equipa do italiano Giovanni Trapattoni, que iniciou a ronda com um ponto de vantagem sobre os «dragões», acabou mesmo por perder dois pontos no meio do Atlântico.

O avançado brasileiro Pena, ex-jogador do FC Porto, colocou o Marítimo a vencer logo aos 10 minutos, num lance em que a defesa do Benfica andou verdadeiramente perdida, mas um livre irrepreensível do capitão Simão fez a igualdade, aos 16, e minimizou os estragos.

Apesar de ter realizado uma exibição apenas cinzenta, o FC Porto atingiu os 22 pontos com o triunfo em Barcelos, num jogo decidido pelos golos do extremo Ricardo Quaresma, aos 31 minutos, e do trinco Costinha, aos 87.

O Vitória de Setúbal é agora o terceiro classificado, depois de sábado à tarde ter atingido os 20 pontos com um triunfo por 1-0 em casa sobre o Nacional, num jogo em que dominou mas apenas chegou ao golo aos 77 minutos, por Igor.

Em bom plano esteve igualmente o Belenenses, que recebeu e bateu o Moreirense por 3-0, num encontro com golos de Neca (19 minutos), Rodolfo Lima (51) e Amaral (88).

A derrota atirou o Moreirense para a penúltima posição, com apenas sete pontos, equipa que foi ultrapassada pelo Penafiel, que recebeu e venceu o Beira-Mar por 2-1.

Os penafidelenses, que marcaram por intermédio de Fernando Aguiar (03 minutos) e Wesley (22), na conversão de uma grande penalidade, ascenderam ao 14º posto, com 10 pontos, enquanto os aveirenses, cujo tento foi anotado por Paul Murray (10), baixaram para a 15ª posição, com nove.

A Académica de Coimbra subiu sexta-feira ao 13º lugar, ao vencer por 1-0 no terreno do Estoril-Praia, conseguindo o primeiro triunfo como visitante à passagem da 10ª jornada.

Num jogo com poucas ocasiões de golo até aos minutos finais, o médio brasileiro Rafael Gaúcho fez o resultado aos 54, consumando a vitória da equipa orientada por João Carlos Pereira sobre os campeões da Liga de Honra em 2003/04.

A jornada fica concluída na segunda-feira, quando o Rio Ave, nono à entrada para a jornada com 12 pontos, e o Vitória de Guimarães, 14º com oito, se defrontarem a partir das 20:30, em Vila do Conde.
Continue a ler esta notícia