Subida dos juros acabará por beneficiar portugueses - TVI

Subida dos juros acabará por beneficiar portugueses

taxas do euro

O governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, não estranha a tendência de subida das taxas de juro, definida pelo Banco Central Europeu (BCE) e defende que, a prazo, os portugueses até têm a ganhar com isso.

Relacionados
À margem da conferência da «The Economist», que decorre em Lisboa, o responsável diz que, «de acordo com a nossa análise dos riscos, (a política monetária do BCE) trata de responder aos riscos da inflação, que estão também associados a um maior crescimento económico». Ou seja, «é normal que, com as taxas de juro a níveis historicamente sem precedentes, e à medida que a situação económica europeia melhorasse, houvesse um ajustamento».

Mesmo assim, lembra Vítor Constâncio, «temos taxas de juro muito inferiores às que vigoram nos EUA e Inglaterra e que continuam em valores historicamente baixos».

Este controlo da inflação, sublinhou, «é importante para o poder de compra das pessoas. Há mais crescimento económico, os salários subirão, acompanhando ao aumentos da produtividade. Garantir que a inflação se mantém em torno dos 2%, ou até abaixo disso, é muito importante para defender o poder de compra, nomeadamente dos mais baixos rendimentos, incluindo os dos portugueses».

Segundo o governador, os níveis de endividamento existentes em Portugal comparam com os de outros países europeus, onde as famílias têm níveis de endividamento mais elevado, de que são exemplos a Holanda e a Dinamarca.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE