Taxa de desemprego em França no máximo de cinco anos - TVI

Taxa de desemprego em França no máximo de cinco anos

Logo Bandeira França

A taxa de desemprego francesa atingiu 10% em Janeiro, pela primeira vez nos últimos cinco anos, com o número de pedidos de emprego a aumentar 0,7%, anunciou sexta-feira o Ministério do Trabalho.

O desemprego estava abaixo da barreira dos 10% desde Fevereiro de 2000, segundo os dados do instituto de estatística francês.

Desde Junho do ano passado, a taxa de desemprego oscila em valores elevados, alternando meses com subidas e com descidas.

Em Janeiro, só o desemprego dos jovens registou uma redução, de um por cento, relativamente a Dezembro, embora na evolução anual (face a Janeiro de 2004) tenha subido 3,1%.

A população jovem, com menos de 25 anos, continua a ser, em França, o grupo mais atingido pelo desemprego, com uma taxa de 21,8%.

O número de pessoas a procurar emprego atingiu 2.461.600 em Janeiro, mais 0,7% que no mês anterior, uma subida que é de 1,6% nos últimos 12 meses.

Em meados de Janeiro, o primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin comprometeu-se a descer a taxa de desemprego em «cerca de um ponto percentual» por ano, a partir de 2005.
Continue a ler esta notícia