Terceiro sismo consecutivo em Lisboa - TVI

Terceiro sismo consecutivo em Lisboa

Ponte 25 Abril

Um sismo de magnitude 3,2 na escala aberta de Richter foi sentido hoje de madrugada em Portugal continental, o terceiro em três dias, sem notícia de vítimas ou danos, anunciou o Instituto de Meteorologia.

Relacionados
Com magnitude inferior aos outros dois abalos, o sismo de hoje de madrugada, registado às 01:48, teve, como os anteriores, epicentro localizado a 470 quilómetros a Oeste do Cabo de São Vicente.

O abalo foi sentido na sua intensidade máxima (grau dois na escala de Mercalli modificada) na região de Lisboa.

Na madrugada de terça, um sismo ocorreu às 01:09, com uma magnitude 5 na escala aberta de Richter, enquanto um primeiro abalo tinha sido sentido na região de Lisboa na tarde de segunda-feira (16:40), com a magnitude 5,1 na mesma e scala, tendo sido sentido na Área Metropolitana de Lisboa e na zona de Lagos, Algarve.

Desde o início deste período de actividade sísmica, na madrugada de segunda-feira, já se registaram em Portugal continental 12 abalos, mas apenas três deles foram sentidos pela população, disse à Agência Lusa Iolanda Morais, da Divisão de Sismologia do Instituto de Meteorologia.

De acordo com a mesma fonte, não é possível prever quando vai terminar este período de actividade sísmica, que tem vindo a diminuir de magnitude.

«O primeiro abalo, na madrugada de segunda-feira, atingiu o ponto 5 da escala de Richter, que mede a magnitude, e desde então tem vindo a diminuir. O s ismo de hoje, com uma magnitude inferior (3,2 na mesma escala) só foi sentido pe las pessoas porque ocorreu de madrugada», acrescentou.

Segundo Iolanda Morais, o Instituto de Meteorologia recebeu dois telefo nemas de pessoas a comunicar o abalo enquanto o movimento sísmico estava a ocorrer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE