Tráfego nos aeroportos da ANA cresce 3% em 2008 - TVI

Tráfego nos aeroportos da ANA cresce 3% em 2008

Aeroporto, bagagem

Açores e Algarve em queda

Relacionados
O tráfego de passageiros nos aeroportos da ANA Aeroportos de Portugal registou um crescimento de três por cento em 2008 face ao ano anterior.



«Apesar do clima económico desfavorável, os aeroportos ANA registaram em 2008 um crescimento de três por cento relativamente ao ano anterior», diz a empresa que gere os aeroportos portugueses em comunicado.

O tráfego de passageiros nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Açores ascendeu a 24,8 milhões de passageiros, apesar de Dezembro ter sido um mês de queda (menos 0,2%).

O aeroporto do Porto cresceu 13,7%, sobretudo devido à «evolução bastante favorável do segmento low cost», como explica a empresa.

O aeroporto de Lisboa também registou um crescimento, embora bem mais ligeiro, de apenas 1,6%, mas os de Faro e dos Açores registaram quebras de 0,4 e 1,3%, respectivamente.

Crise no Reino Unido penaliza fluxo

No caso de Faro, a ANA atribui a queda à dependência em relação aos principais mercados emissores europeus, como o Reino Unido, onde a crise também chegou onde a libra se desvalorizou consideravelmente para um valor próximo do euro, o que reduziu drasticamente o poder de compra dos turistas ingleses. Além do Reino Unido, também Espanha, França e Suíça são mercados emissores de peso.

A ANA distingue ainda os mercados do Brasil e África como principais contribuintes para que o aeroporto de Lisboa se afirme como um dos principais hubs europeus para estes destinos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados