TVI capta mais de 100 milhões em publicidade - TVI

TVI capta mais de 100 milhões em publicidade

TVI comemora 13 anos

A TVI conseguiu captar publicidade no valor de 103,63 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, mais 8% que no homólogo de 2005.

Relacionados
O segmento de televisão do grupo Media Capital inclui transmissão e produção televisiva, além de actividades não publicitárias relacionadas (incluindo a venda de CD¿s de música).

Os proveitos operacionais atingiram 123,79 milhões, mais 10% que em 2005. Os outros proveitos verificaram uma subida de 20%, «reflectindo o crescimento das receitas de call-TV e de merchandising». Já as vendas de CDs registaram uma diminuição de cerca de 2% face a 2005, superando a quebra significativa que o mercado deverá ter registado. Os destaques neste último trimestre foram para os discos dos D¿ZRT, FF e André Sardet bem como para as bandas sonoras das novelas da TVI.

Os custos operacionais do segmento de televisão aumentaram 7% para 86,6 milhões, principalmente devido ao crescimento total de custos de programação.

Rádios acompanham tendência de queda do sector



Nas rádios, a Media Capital conseguiu proveitos de 9,8 milhões no primeiro semestre, menos 10%, com a publicidade a cair 15% para 9 milhões, a acompanhar a tendência do sector, e os outros proveitos, que subiram 170% para 817 mil euros a não serem suficientes para compensar. Os custos operacionais subiram 4% para 10,3 milhões.

Ainda não estando disponíveis as audiências do 3º trimestre, a Media Capital refere que, no 2º trimestre do ano, a Media Capital Rádios (MCR) atingiu os 24,8% de audiências, o que compara com os 23,2% obtidos no mesmo período do ano anterior e mantém as audiências do grupo nos seus melhores resultados desde o início de 2002.

Publicidade exterior

A Media Capital Outdoor (MCO) registou um crescimento dos seus proveitos operacionais de 3% face ao mesmo período em 2005. Apesar das receitas publicitárias se manterem ao nível do verificado no mesmo período do ano anterior, esta comparação é prejudicada pela alteração da classificação em 2006 de alguns proveitos, que deixaram de ser registados como receitas de publicidade, sendo que em termos comparáveis a MCO regista uma evolução nas suas receitas publicitárias em cerca de 3%.

«A MCO beneficiou da tendência positiva no mercado de publicidade exterior sendo, a par da TVI, um dos poucos operadores de media que conseguiram aumentar as suas receitas publicitárias nos primeiros nove meses de 2006», dizem.

A MCO mantém o controlo de custos, mantendo-se os custos operacionais ao mesmo nível do ano anterior com o acréscimo nos custos com rendas e concessões de rede a ser compensado com a redução dos custos com o pessoal, e redução de custos com taxas locais, ainda na sequência da optimização da rede de cartazes que ocorreu final de 2005.

Novas publicações trava queda do segmento de revistas

As vendas de revistas recuaram 13%, «seguindo uma tendência de queda generalizada das vendas no mercado das publicações, com as revistas a conseguirem ainda assim minorar esse impacto através do lançamento de novas publicações», pode ler-se no comunicado.

Internet bate recordes

As audiências do mês de Setembro foram as melhores de sempre para dois dos sites de informação do IOL. Por um lado, «a Agência Financeira passou pela primeira vez a barreira dos dois milhões de banner views/mês tendo atingido um total de 2,2 milhões de banner views, uma subida de 15% em relação ao anterior máximo em Agosto de 2006, com um registo superior a 42 mil unique users».

Por outro lado, o «Portugal Diário» conseguiu também «o melhor registo da sua história, com 7,6 milhões de banner views uma subida de 18% por cento em relação ao anterior máximo de Julho de 2006, tendo registado cerca de 177 mil unique users».

Já o «Maisfutebol» manteve em Setembro a média diária de Agosto, «sendo o melhor valor de sempre num mês sem grandes competições internacionais (Mundiais ou Europeus de futebol) e chegando actualmente um universo superior a 400 mil unique users».
Continue a ler esta notícia

Relacionados