TVs mantêm aumento de negócio e de publicidade até 2010 - TVI

TVs mantêm aumento de negócio e de publicidade até 2010

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Os operadores portugueses de televisão vão manter até 2010 o crescimento do volume de negócios e do investimento publicitário devido sobretudo a um maior consumo de ficção portuguesa, revelou hoje um estudo do Observatório da Comunicação (Obercom).

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O estudo «Portugal Audiovisual», a que a agência Lusa teve acesso, prevê que a televisão portuguesa consiga entre 2007 e 2010 manter os níveis de crescimento das receitas, nomeadamente publicitárias, salientando, no entanto, que o sector irá sofrer um decréscimo dos recursos humanos.

Quase dois terços (63%) dos especialistas e profissionais que participaram neste estudo do Obercom acreditam neste cenário, sendo que 42% do painel aponta como principais condicionantes à manutenção do crescimento factores económicos e de consumo.

A análise do Obercom avança que o consumo de televisão irá continuar a aumentar até 2010, com 40% do painel de especialistas a defender que este crescimento será influenciado sobretudo pela ficção feita em português.

Sobre o desenvolvimento e a transição para o sinal digital, o estudo prevê (56% dos entrevistados) que as redes de comunicação electrónicas sejam, em Portugal, a principal plataforma de distribuição de televisão.

No entanto, esta realidade só será desenvolvida a partir de 2010, uma vez que está actualmente condicionada (para 45% do painel) por factores tecnológicos.

Em termos de regulação do sector, metade dos peritos acha que, entre 2007 e 2010, é que as entidades reguladoras sectoriais e o poder legislativo adoptarão medidas em prol de uma concorrência efectiva entre operadores de redes de comunicação electrónicas para a distribuição e difusão de emissões de televisão.

O desenvolvimento do projecto «Portugal Audiovisual» foi motivado pela necessidade de aprofundar o conhecimento estatístico, qualitativo e quantitativo do panorama da comunicação em Portugal, nomeadamente ao nível da migração para o digital, explicou o Observatório.

"O grande objectivo do Obercom na realização deste projecto foi a criação de uma base de dados intersectorial mais completa e sistematizada sobre os vários sectores do audiovisual e multimédia", salientou a entidade.

O estudo foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos, no âmbito do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, e engloba a análise de vários sectores como televisão, cinema, rádio, Internet e telecomunicações.

Estes sectores foram analisados com recurso a estudos recentes publicados por um conjunto de fontes de referência, nacionais e internacionais, governamentais, associativas e académicas.
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