Venda de carros em Janeiro cai mais de 50% - TVI

Venda de carros em Janeiro cai mais de 50%

Carros

Mais empresas vão fechar no retalho, distribuição e após-venda

Relacionados
As vendas de automóveis registaram em Janeiro uma queda que «ultrapassa largamente a fasquia dos 50%», segundo as estimativas da Associação Nacional das Empresas de Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA).

De acordo com os dados da associação, que tem em conta a média mensal de automóveis escoados por mês nos últimos três anos, a descida deverá ter sido de 55% no que toca ao conjunto dos ligeiros, sendo que nos comerciais ligeiros deverá ter ficado pelos 47%. No total do mercado, a descida foi de 53,3%.

«A redução de vendas de viaturas ligeiras de passageiros e de viaturas comerciais ligeiros, durante o mês de Janeiro, deve bater todos os recordes de perda de mercado de há muitos anos a esta parte, não havendo memória de um abaixamento tão elevado», refere, em comunicado.

A ANECRA diz ainda que, se avaliarmos os números reais de vendas de Janeiro 2009, comparativamente ao mesmo mês de Janeiro de 2008, se verifica uma queda de 51,3% nos ligeiros de passageiros, de 35,6% nos comerciais ligeiros e de 47,8% no mercado total.

Para a associação, está provado que há uma «crise ibérica» no sector, já que Espanha registou igualmente uma queda abrupta de vendas (49,9% em Dezembro e 41,6% em Janeiro).

A ANECRA diz que «é de prever um significativo aumento de dificuldades de sobrevivência das empresas do sector de retalho, distribuição e após venda do sector automóvel, em Portugal, estando cada vez mais eminente o encerramento de empresas e um aumento da perda de postos de trabalho».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE