Vindima deste ano com previsão de quebra média de 20% - TVI

Vindima deste ano com previsão de quebra média de 20%

Vinha

Condições climatéricas afectaram a quantidade mas não a qualidade das uvas

Relacionados
As condições climatéricas durante o ciclo de desenvolvimento da vinha da campanha 2008/2009 afectaram a quantidade mas não a qualidade das uvas. Por isso mesmo, dados da ViniPortugal recolhidos junto de várias entidades do sector, apontam para uma queda média de 20% na vindima deste ano. Menos uvas mas de melhor qualidade, garantem.

As temperaturas mais baixas do que o habitual e uma concentração de chuva na fase de floração, provocaram uma elevada percentagem de desavinho e bagoinha

«Ainda assim, as perspectivas apontam para um ano de boa qualidade e os enólogos estão confiantes quanto aos resultados que se possam vir a obter nesta vindima, esperando vinhos muito equilibrados e de boa frescura», refere a ViniPortugal em comunicado.

Segundo as previsões agora disponibilizadas, prevê-se um decréscimo de produção entre os 12% a 30% face ao ano de 2007, variável de região para região, destacando-se o Alentejo, Terras de Sado e Bairrada, onde se concentram as maiores perdas. No entanto, e comparativamente ao ano passado onde a quebra de produção foi generalizada a todo o país, nesta colheita existem já perspectivas de aumentos de produção para algumas regiões, de onde se destaca o Dão com um aumento previsto na ordem dos 60%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE