Volume de negócios nos serviços cai 0,6% em Outubro - TVI

Volume de negócios nos serviços cai 0,6% em Outubro

Centro Comercial

O volume de negócios nos serviços registou uma taxa de variação homóloga de negativa de 0,6%, em Outubro de 2005, determinada, sobretudo, pela evolução da secção de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Este comportamento foi determinado pelo contributo negativo de 2,4 pontos percentuais (p.p.) da secção de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico, que registou uma variação homóloga negativa de 3,5%.

Pela positiva destacou-se a secção de actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas, que apresentou uma variação homóloga de 10,9% e contribuiu 1,2 p.p. para o índice geral.

No comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, comércio a retalho de combustíveis para veículos automóveis a taxa de variação homóloga negativa foi de 2,7% e no comércio por grosso e agentes do comércio, excepto de veículos automóveis e motociclos a variação foi menos de 3,9%, de acordo com os mesmos dados divulgados pelo INE.

A variação mensal do volume de negócios total em Outubro foi de menos de 0,3%, o que representou uma desaceleração de 8,2 p.p. face à taxa anterior. Este comportamento foi determinado pela secção de Alojamento e restauração (restaurantes e similares), que registou uma variação mensal negativa de 10,1% e um contributo de menos 0,6 p.p. para a variação do índice geral.

A variação média nos últimos 12 meses foi nula, acelerando 0,4 p.p. face ao registado no mês precedente.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE