Volume de negócios nos serviços cai 0,7% em Outubro - TVI

Volume de negócios nos serviços cai 0,7% em Outubro

O volume de negócios nos serviços registou uma queda de 0,7% em Outubro, face ao mesmo mês do ano anterior.

A queda foi pressionada pelas actividades de comércio por grosso, de reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico assim como dos transportes, armazenagem e comunicações.



Segundo dados do Instituto Nacional de estatística, (INE), esta quebra ficou a dever-se ao comportamento negativo das secções de «Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico (excepto comércio a retalho) que recuaram 3,4%, aliada ao deslize de 1,2% das secções de «Transportes, armazenagem e comunicações».



A mesma fonte refere ainda que «o contributo mais negativo da secção de Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico (excepto comércio a retalho) com menos 2,3 pontos percentuais (p.p.), não compensado pela contribuição positiva da secção Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas, com 1.5 p.p., determinou a taxa de variação observada».



Relativamente ao mês anterior, o volume de negócios nos serviços aumentou 2,3%, influenciado pela contribuição das secções Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico (excepto comércio a retalho)», com 1,2 p.p. e das «Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas», com mais um ponto percentual.



Já a variação média dos últimos 12 meses situou-se este mês em 5,8%, o que representa um decréscimo de 0,5 pontos percentuais relativamente a Setembro.
Continue a ler esta notícia