Volume de negócios nos serviços diminui em Setembro - TVI

Volume de negócios nos serviços diminui em Setembro

Saldos

O volume de negócios nos serviços diminuiu 0,1% no mês de Setembro, face ao mesmo mês do ano anterior. Uma queda determinada pela «evolução da divisão de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico», revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Relacionados
O comércio por grosso registou um contributo negativo de 1,9 pontos percentuais (p.p.), enquanto a reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico, apresentaram, em Setembro, uma variação homóloga negativa de

2,9%.

As restantes secções apresentaram variações homólogas positivas, onde o INE destaca as actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas, que registaram uma subida de 9,7%, no volume de negócios e contribuíram com 1,1 p.p. para o índice geral.

A variação mensal do volume de negócios total em Setembro foi de 7,6%, o que representou uma aceleração de 11,5 p.p. face à taxa anterior, «reflectindo a quebra sazonal típica do mês de Agosto», acrescentam os mesmos dados do INE. Já a variação média nos últimos 12 meses apresenta um comportamento negativo de 0,4%, no mês em análise.
Continue a ler esta notícia

Relacionados