Lucros da Ibersol crescem 10% para 11 milhões de euros - TVI

Lucros da Ibersol crescem 10% para 11 milhões de euros

Cadeias de fast food Ibersol

Facturação aumenta 7,4%

Relacionados
A Ibersol obteve um resultado líquido consolidado de 10,96 milhões de euros, no 3º trimestre do ano, um crescimento de 9,8% face ao mesmo período de 2007.



Em comunicado, o Grupo diz que o volume de negócios consolidado nos primeiros nove meses de 2008 atingiu os 159,4 milhões de euros o que representa um crescimento de 7,4% face ao período homólogo do ano passado. Isto porque as vendas de restauração cresceram 7,9% e as da prestação de serviços aumentaram 13,6%. A prejudicar estiveram as vendas de mercadorias, que caíram 15,3%.



Na generalidade, as marcas do Grupo (Pizza Hut, Pans/Bocatta, KFC, Burguer King, Pasta Café, o Quilo, Quiosques, etc) «conseguiram absorver os acentuados aumentos dos preços das principais matérias-primas que ocorreram no início do ano e que entretanto foram sofrendo pequenos ajustamentos no decurso do exercício, pelo que a margem bruta manteve-se próxima dos 79%», referem em comunicado.



O EBITDA consolidado cresceu 8,5% para 26 milhões de euros, ultrapassando o crescimento do volume de negócios. A margem EBITDA situou-se em 16,3% do volume de negócios que compara com 16,2% no final do 3º trimestre de 2007.



Resultados financeiros agravam-se



Por seu lado, a margem EBIT consolidada atingiu os 11,5% do volume de negócios, ou seja, um peso nas vendas ligeiramente superior ao do mesmo período do ano passado (11,4%).



Os resultados financeiros consolidados foram negativos em 3,07 milhões euros, um agravamento de cerca de 165 mil euros quando comparado com o valor que se verificou no mesmo período de 2007, a reflectir o aumento das taxas de juro.



O Activo Total ascendeu a cerca de 209 milhões de euros e o Capital Próprio situou-se em 79,9 milhões de euros, representando cerca de 38% do Activo.



O endividamento líquido remunerado aumentou cerca de 2 milhões de euros, e em 30 de Setembro de 2008, ascendia a 67 milhões de euros.



Investimento canalizado para novas lojas no aeroporto



O investimento ascendeu a cerca de 12 milhões de euros correspondendo quase na totalidade à aquisição dos activos para as novas unidades e à remodelação das duas unidades no Aeroporto.



De referir ainda que, no mês de Outubro, as acções próprias atingiram os 10% do capital.



As acções da Ibersol fecharam a derrapar 1,12% para 5,31 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados