Sindicatos devem pedir hoje aumentos acima da inflação - TVI

Sindicatos devem pedir hoje aumentos acima da inflação

Função Pública

Funcionários públicos querem compensar recente perda do poder de compra

Relacionados
A actividade dos sindicatos está ao rubro. Numa altura em que o Governo ultima o Orçamento do Estado para 2009, a ser entregue na Assembleia da República em Outubro, é altura também para as estruturas sindicais fazerem as suas reivindicações e darem a conhecer ao Executivo o que esperam para o próximo ano.

A CGTP reúne esta terça-feira o seu Conselho Nacional, onde serão aprovadas as propostas reivindicativas para 2009. A central sindical não deverá, no entanto, fixar um referencial para os aumentos salariais, por considerar que a situação negocial e económica varia consoante o sector de actividade.

Mas além dos aumentos salariais, o caderno reivindicativo costuma contemplar matérias como a actualização das pensões, do abono de família, do salário mínimo e dos escalões do IRS. E haverá também um calendário de acções de luta.

Quem também apresenta esta terça-feira as suas propostas salariais para o ano que vem são os sindicatos da Função Pública.

Depois de vários anos a perder poder de compra, é de esperar que, este ano, voltem a reivindicar aumentos superiores à taxa de inflação previsível para 2009 (que ronda os 2,6%), de forma a compensar a queda dos salários reais.

Recorde-se que só este ano, a inflação já está muito acima dos 2,1% previstos pelo Executivo, pelo que, mais uma vez, os funcionários públicos perderam poder de compra.

Os sindicatos tentaram reivindicar uma revisão salarial intercalar para compensar a elevada taxa de inflação, mas o Governo afastou essa hipótese, dizendo que, qualquer desvio da inflação em relação à sua previsão, e consequente queda dos salários reais, seria tida em conta na negociação dos aumentos salariais para o ano que vem.

Ora, deverá ser essa promessa que os sindicatos vão hoje lembrar ao Governo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados