EUA e Europa devem dar mais dados sobre economia - TVI

EUA e Europa devem dar mais dados sobre economia

Dinheiro [arquivo]

Pedem um aumento do controlo dos fundos especulativos e dos paraísos fiscais

Relacionados
Os designados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) apelaram este sábado aos Estados Unidos e à Europa para fornecerem mais informação sobre as suas economias.

Num comunicado, os quatro principais países emergentes do mundo defendem que os Estados Unidos e os países que usam o euro partilhem informação e trabalhem para garantir que as suas políticas económicas sejam mais equilibradas e melhor coordenadas para ajudar a estimular a economia global, avançou a «Lusa».

Também apelam a um aumento significativo dos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI)-que faz empréstimos a países com problemas financeiros-,onde pretendem ter mais peso ao nível das decisões.

O bloco disse não estar disposto a fazer mais contribuições para o FMI até que seja revisto o sistema de representação neste organismo.

Os ministros das Finanças dos BRIC encontraram-se numa cimeira de ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20, a decorrer no sul do Reino Unido, que é preparatória da cimeira de chefes de Estado e de governo a decorrer dia 02 em Londres.

No comunicado, os BRIC indicam como principal medida para enfrentar a crise a estabilização do sistema financeiro para devolver a confiança aos mercados.

Defendem uma aposta na «globalização» da regulação do sistema financeiro e o aumento do controlo sobre os «hedge funds» (fundos especulativos) e paraísos fiscais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados