Rússia pede sistema financeiro mais justo - TVI

Rússia pede sistema financeiro mais justo

Dinheiro [arquivo]

País propõe que seja criado um sistema financeiro internacional que terá o apoio de todos os Estados

Relacionados
O Presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou este sábado que os líderes do G20 precisam aprovar a criação de um sistema financeiro global mais justo e uma reforma da gestão do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).

Medvedev considerou ainda necessário criar mecanismos de controlo da política macroeconómica de potências como os Estados Unidos, país que responsabilizou pela crise mundial, numa entrevista a transmitir hoje pela televisão russa e que as agências russas já começaram a citar, avançou a Lusa.

«A Rússia propõe que seja criado um sistema financeiro internacional que, em princípio, certamente terá o apoio de todos os Estados», disse o chefe do Kremlin, na sua segunda entrevista à televisão russa, no ciclo «Conversas com o Presidente».

Segundo Medvedev, os líderes das 20 maiores economias do mundo, que estarão reunidos em Londres, a 2 de Abril, devem «formular as teses básicas e coordenador os procedimentos» para que os peritos elaborem «toda uma série de novas convenções internacionais».

«Espero que seja possível chegarmos a acordo, porque caso contrário continuaremos a chocar com estes problemas em cada década ou cada lustro, se não for em cada ano», disse Medvedev numa referência à crise financeira global, cujo impacto é especialmente penoso na Rússia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados