Ministro afasta separação de negócios de transporte e armazenagem - TVI

Ministro afasta separação de negócios de transporte e armazenagem

Manuel Pinho

Revelação da estrutura de custos e proveitos pela Galp substitui

Relacionados
O ministro da Economia afastou esta tarde a separação dos negócios de transporte e armazenamento de combustíveis dos restantes negócios da Galp (refinação e retalho).

Manuel Pinho disse que existem várias formas de tornar os negócios mais transparentes e defendeu que a melhor delas é pedir à Galp que torne pública a estrutura de custos e proveitos que tem nestes negócios.

«Não há consenso na Europa quanto ao unbundling (separação de negócios/redes) porque não existe certeza quanto ao seu efeito», disse o ministro perante a Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional.

«O unbundling visa assegurar a transparência no transporte e armazenamento, mas há muitas formas de o fazer», acrescentou Manuel Pinho.

A questão foi levantada depois de, ao contrário do que se esperava, a separação não ter sido recomendada pela Autoridade da Concorrência (AdC) no relatório da sua investigação à formação dos preços em Portugal, por considerar que o acesso a esse negócio não tem quaisquer restrições.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos