General Motors anuncia prejuízos de 31 mil milhões de dólares - TVI

General Motors anuncia prejuízos de 31 mil milhões de dólares

General Motors participa em projecto de hidrogénio

Só no 4º trimestre a empresa apresentou uma perda superior a 5 mil milhões de dólares

Relacionados
A construtora automóvel General Motors registou um prejuízo de cerca de 31 mil milhões de dólares em 2008 (24,26 mil milhões de euros), de acordo com resultados preliminares divulgados pelo grupo esta quinta-feira.

Em 2007, o gigante da indústria automóvel norte-americana registou uma perda de mais de 43 mil milhões de dólares (mais de 33 milhões de euros).

A construtora de Detroit, que procura obter um aumento da ajuda já concedida por Washington, indicou esperar que a envolvente económica e do mercado automóvel continue difícil este ano, segundo um comunicado.

Do lado dos resultados, as perdas são mais pesadas do que esperadas pelos analistas no ano e para o quarto trimestre, período durante o qual o grupo em reestruturação permanente desde o final de 2005 intensificou as medidas de saneamento e enfrentou uma degradação na conjuntura.

A perda líquida de 2008 estabelece-se em 30,9 mil milhões de dólares, mas reduz-se a 16,8 mil milhões de dólares (13,14 mil milhões de euros), excluindo um conjunto de encargos excepcionais, que a GM não pormenoriza.

Por acção, e excluindo os encargos excepcionais, medida de referência dos analistas, a perda anual representa 29 dólares (22,68 euros).

No quarto trimestre, a GM registou uma perda líquida de 9,6 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros) contra 1,5 mil milhões de dólares um ano antes, sem os encargos excepcionais, esta perda cifra-se em 5,9 mil milhões de dólares, seja 9,65 dólares por acção.

O mercado apontava para uma perda por acção de 7,40 dólares no trimestre e de 26,94 dólares no ano.

A GM fica também aquém das expectativas em termos de volume de negócios, como receitas de 149 mil milhões de dólares em 2008 (11,6 mil milhões de euros), contra os 152,6 mil milhões de dólares previstos (119,4 mil milhões de euros).
Continue a ler esta notícia

Relacionados