Sócrates: «É altura de aliviar o esforço dos portugueses» - TVI

Sócrates: «É altura de aliviar o esforço dos portugueses»

Sócrates

Confiança e credibilidade da economia nacional no estrangeiro estão repostas

O primeiro-ministro acaba de anunciar uma descida da taxa de IVA, de 21 para 20 por cento. Uma pequena «folga» para os contribuintes portugueses que só é possível graças à redução do défice orçamental em 2007 para 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

Numa conferência de imprensa que decorreu na Presidência do Conselho de Ministros, José Sócrates assegurou que «o País tem agora as contas públicas em ordem e controladas».

Portugal «volta assim ao bom caminho orçamental», adiantou.

Para José Sócrates, os valores que constam do reporte do défice excessivo enviado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a Bruxelas, «restauram a credibilidade e reputação internacional do País e restauram a confiança dos mercados externos na nossa economia».

Tendo em conta as novas condições, o primeiro-ministro considera que esta medida, de reduzir a taxa normal de IVA para 20% é agora «prudente e responsável porque é aquela redução que podemos fazer face à incerteza que ainda se vive na economia internacional».

Para o líder do Executivo é também «uma medida justa». É que agora que o Governo está «em condições de assegurar controlo e disciplina das contas públicas, é altura de diminuir o esforço que pedimos a todos os portugueses. É altura de aliviar o esforço pedido a todos», afirmou.

José Sócrates lembrou que «estes resultados são fruto de um trabalho sério, desenvolvido em grande parte pela equipa do Ministério das Finanças e ao esforço de todos os portugueses».

Apesar da melhoria, «o trabalho (de consolidação das contas públicas) deve continuar, em prol da disciplina orçamental», adiantou José Sócrates, garantindo que o Governo vai continuar a trabalhar nesse sentido e manter o rigor e disciplina.
Continue a ler esta notícia