Indústria: novas encomendas caem 21% em Outubro - TVI

Indústria: novas encomendas caem 21% em Outubro

Fábrica

Diminuição do índice reflectiu os comportamentos em ambos os mercados, interno e externo

Relacionados
O valor das novas encomendas recebidas pelas empresas industriais, no mês de Outubro, diminuíu 21 por cento em termos homólogos, o que representa uma variação 4,5 pontos percentuais superior ao verificado em Setembro.

Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a diminuição reflectiu «comportamentos semelhantes em ambos os mercados, interno e externo».

O agrupamento de «Bens Intermédios» determinou a variação do índice total,diz ainda o documento, tendo apresentado um contributo de menos 15,3 p.p., resultante de uma diminuição de 30,1% (menos 34,6% em Setembro).

Já os agrupamentos de «Bens de Consumo» e de «Bens de Investimento» registaram variações homólogas de menos 12% e de menos 11,4%, respectivamente (menos 9,2% e menos 19% no mês anterior).

Em Outubro, o valor das novas encomendas recebidas na indústria com origem no mercado interno diminuiu 14,5%, em termos homólogos, 5,3 p.p. superior ao registado no mês anterior.

No que respeita às encomendas recebidas na indústria com origem no mercado externo diminuíram 27,1%, (diminuição de 31,0% no mês anterior), refere o INE para o período em questão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE