Preços estáveis em Fevereiro - TVI

Preços estáveis em Fevereiro

Dinheiro [arquivo]

Contribuição mais negativa verificou-se na classe dos transportes

Relacionados
O índice de preços no consumidor em Portugal registou uma variação nula em Fevereiro, pelo que a inflação homóloga permaneceu nos 0,2 por cento, o que representa a mesma percentagem do mês anterior.

A descida dos preços da classe de transportes e os efeitos dos saldos justificam os valores reduzidos, avançam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira.

PIB contrai 1,8%

O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excepto produtos alimentares não transformados e energéticos, desacelerou apresentando uma taxa de variação homóloga de 1,4% (1,8% em Janeiro de 2009).

Já o diferencial entre as taxas de variação homóloga deste indicador e do IPC foi de 1,2 pontos percentuais (1,6 p.p. em Janeiro).

Segundo os dados do INE, em Fevereiro, a contribuição negativa mais significativa para a variação homóloga do IPC verificou-se na classe dos Transportes.

A nível de contribuições positivas para a variação homóloga do IPC, destacam-se as classes da Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e dos Restaurantes e hotéis.

Por fim, para a estabilização dos preços, «para este resultado contribuíram os efeitos opostos das variações mensais da classe dos Transportes, das classes dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e do Vestuário e calçado e a contribuição praticamente nula das restantes classes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE