Notícias «online» são mais lidas do que as dos jornais - TVI

Notícias «online» são mais lidas do que as dos jornais

Rato

Os leitores de sites de notícias lêem aproximadamente 77 por cento do artigo face a 62% em jornais e 57% em tablóides. A conclusão é do instituto norte-americano Poynter, que analisou os comportamentos de 600 leitores, e foi publicada na última edição da revista «Editor & Publisher».

Relacionados
Através de sessões de leitura de 15 minutos e o recurso ao dispositivo «EyeTrack07» (semelhante a uns óculos com câmara incorporada), a análise centrou-se em pessoas consumidoras de notícias impressas e «online», cerca de quatro vezes por semana.

O estudo atribui a leitura incompleta nos jornais aos textos cortados e às chamadas de primeira página para ler o restante em outra página, o que «interrompe o fluxo de leitura».



75% dos leitores de jornais são «metódicos»

Outra das conclusões é que dois terços dos leitores de suportes informáticos leram completamente os textos que escolheram ler.

O estudo dividiu ainda os leitores entre dois grupos, os «metódicos», que lêem o texto sem passar os olhos por outras partes; e os leitores «examinadores», que lêem manchetes e outros elementos mostrados, sem se preocupar muito com o texto.

Cerca de 75% dos leitores de jornais costumam ser do tipo «metódico», enquanto os leitores online se dividiram pela metade, entre «metódicos» e «examinadores».

As histórias construídas sem a estrutura narrativa dos jornais também foram, segundo o estudo, capazes de «informar melhor» os leitores sobre o assunto noticiado, dado obtido através de um questionário e da comparação entre seis tipos de escrita diferenciados do mesmo artigo.

Planeada há mais de um ano, a análise quanto ao movimento dos olhos dos leitores foi terminada recentemente, mas, segundo o artigo da «Editor & Publishers», o projecto ainda não está terminado e novas conclusões deverão ser conhecidas até ao fim do ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE