Porto coberto por rede de nova geração dentro de cinco anos - TVI

Porto coberto por rede de nova geração dentro de cinco anos

Baixa do Porto

Investimento é de 80 milhões

Relacionados
A cidade do Porto vai estar coberta por uma rede de fibra óptica de nova geração dentro de cinco anos, num investimento de 80 milhões de euros que permitirá servir mais de 360 mil utilizadores.

O projecto de implementação da nova rede de fibra óptica, que será apresentado quinta-feira numa cerimónia no Planetário do Porto e a que a Lusa teve acesso, é uma iniciativa conjunta da Associação Porto Digital e do Grupo DST.

A rede, com uma extensão superior a 1.000 quilómetros, deverá estar concluída num prazo de cinco anos, estando para o efeito prevista a criação de uma nova empresa, denominada Porto Digital, para a construção e exploração desta infra-estrutura.

Cobertura integral de escolas públicas e privadas

O projecto prevê a cobertura integral de todas as escolas públicas e privadas da cidade, além dos bairros camarários que foram requalificados, o que permitirá aos seus residentes receber gratuitamente os quatro canais portugueses de televisão generalistas.

Segundo afirmou José Teixeira, presidente-executivo do Grupo DST, a nova rede de fibra óptica que será construída no Porto «ficará aberta a todos os operadores de telecomunicações que pretendam oferecer serviços de nova geração no município».

Nessa perspectiva, considerou que «a grande diferença destas redes, na perspectiva do utilizador, é a independência face ao proprietário da infra-estrutura, permitindo escolher, entre os operadores, o que apresenta melhor preço».

«Acaba-se, desta forma, com qualquer forma de monopólio, apostando na protecção do consumidor», acrescentou o presidente-executivo do Grupo DST.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE