Activobank 7: tempo é ainda de grande aversão ao risco - TVI

Activobank 7: tempo é ainda de grande aversão ao risco

Mercados

Lucros do banco de investimento caíram 76% para 565 mil euros em 2008

Relacionados
O actual momento do mercado recomenda um regresso à base do negócio da banca, menos sofisticada, e apostando nos produtos de poupança, defenderam esta quarta-feira o presidente da administração do ActivoBank7 e a administradora do banco.

«Há um back to basis, um regresso á actividade de origem» da banca, disse José João Guilherme, membro do conselho de administração do Millennium bcp e presidente do ActivoBank7, na apresentação de resultados do banco online do grupo, citado pela agência Lusa.

«Consideramos que vai iniciar-se um período de poupança», permitindo às famílias alívio nas prestações da casa, por exemplo, decorrente das quedas drásticas nas taxas de juro, frisou o presidente do banco.

Por isso, a aposta agora é mais «em produtos com menos risco, havendo uma adaptação a um momento que ainda é de retracção dos investidores», explicou por seu turno Dulce Mota, a administradora executiva do ActivoBank7.

O momento actual do mercado «é ainda muito instável, tendo havido alguma recuperação em Janeiro, quando houve mais subscrições do que resgates, mas a tendência inverteu novamente em Fevereiro». No entanto, além de uma grande aversão ao risco, os responsáveis defendem que há «um momento de grandes oportunidades de investimento, até para clientes de perfil mais prudente», defendeu.

Valor de fundos geridos pelo banco cai 59%

O resultado líquido do banco de investimento online do universo BCP caiu 75,64%, para 565 mil euros, em 2008, com enorme redução das comissões geradas pelos negócios com carteiras de fundos, anunciou a instituição.

A administradora Dulce Mota justifica na apresentação de resultados que «fundamentalmente a queda deve-se à redução brutal das comissões geradas pelas carteiras de fundos de investimento e títulos depositados».

Com a corrida aos resgates, sobretudo no último trimestre do ano, a queda dos montantes geridos pelo banco em fundos de investimento foi de 59%, para 100,3 milhões de euros, e nos títulos depositados a redução foi de 46,4 por cento, para 109,7 milhões de euros.

Com estas reduções, o património financeiro sob gestão do ActivoBank 7 sofreu uma redução de 727 milhões de euros no final de 2007 para 501 milhões no final de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados