Teerão quer desenvolver relações com Lisboa - TVI

Teerão quer desenvolver relações com Lisboa

Irão

O Irão está empenhado em reforçar as relações políticas, económicas, comerciais e culturais com Lisboa, declarou o embaixador do Irão em Lisboa à agência «Lusa».

Relacionados
Mohammad Taheri lembrou que a celebração dos 500 anos de relações entre os dois países em 2007 seria uma boa ocasião para reforçar significativamente o relacionamento bilateral.

O diplomata manifestou o interesse do Irão em cooperar com Portugal na área da petroquímica e de refinação de petróleo no complexo de Sines. As duas partes iniciaram conversações há dois anos, mas sem resultados visíveis até agora, lamentou o diplomata iraniano.

«O Irão dispõe de um importante fundo de investimentos do petróleo e estaríamos interessados em investir em Portugal», afirmou.

Por outro lado, Taheri recordou à agência «Lusa» que «Portugal vai assumir a presidência da União Europeia [a 01 de Julho deste ano] e que o país pode ter um papel importante a desempenhar no Médio Oriente».

O diplomata lembrou que o Irão é 17 vezes maior que Portugal e que está situado numa área estratégica muito importante, não só porque possui a segunda maior reserva de gás do mundo e a quarta maior reserva de petróleo, mas também porque controla o Estreito de Ormuz, por onde passa «60 por cento do petróleo mundial».

Teerão já definiu, segundo Taheri, as áreas económicas em que os dois países poderão vir a ganhar com uma relação mais estreita: Portugal poderia colher benefícios na área da construção de refinarias e da petroquímica, o Irão está interessado na indústria do papel, nas pescas e na agricultura portuguesas.

O relacionamento do Irão com Portugal data de há 500 anos aquando da chegada de Afonso de Albuquerque à Pérsia e do estabelecimento de relações entre o reino persa e o reino português, recordou o diplomata.
Continue a ler esta notícia

Relacionados