O preço dos bens de primeira necessidade estão a baixar nos supermercados em Espanha, de acordo com uma associação espanhola de defesa dos consumidores (OCU).

A par da descida do preço do petróleo que se verificou a partir de meados de 2008, também estes produtos alimentares de primeira necessidade baixaram de valor, mas só agora a descida é significativa, rondando os 16%.

No que respeita ao leite e derivados, a queda dos preços foi mais acentuada nas marcas de distribuidores, sendo que o valor médio do litro de leite está 12% mais barato e o de um «pack» de quatro iogurtes baixou 8,2%. No entanto, as marcas dos fabricantes registaram descidas menos significativas, uma vez que foram os produtos de marca branca que sofreram anteriormente um maior aumento de preços.

Mas se isto se verifica nos produtos lácteos, no caso do arroz já é o oposto: são as marcas brancas as que registam uma maior tendência de descida do preço.

O valor dos bens alimentares derivados do trigo, como é o caso do pão, está mais baixo. Agora, a unidade de pão custa em média 52 cêntimos e uma embalagem familiar de pão de forma da marca Bimbo baixou de 2,34 euros para 2,22 euros. Porém, foi na massa que o preço sofreu uma maior redução, variável consoante as marcas: entre 14 e 16%.

Abastecer a despensa com os produtos básicos está agora mais em conta para os vizinhos espanhóis.
Redação / IC