No primeiro treino de preparação para o duplo compromisso no apuramento para o Europeu 2020, Fernando Santos teve à disposição os 24 jogadores convocados.

E há um bom sinal a reter do que foram os 15 minutos de treino abertos à comunicação social: Ronaldo entrou descontraído, sorridente e assobiar.

Numa altura em que a condição física do capitão da seleção nacional é uma incógnita – foi substituído nos dois últimos jogos da Juventus, com Sarri a justificar a opção com queixas físicas do português -, Ronaldo aparenta estar em pleno para a dupla jornada que vai decidir a presença ou não de Portugal no Euro.

De resto, os olhos estiveram mais atentos ao que fez Ronaldo no curto período em que os jornalistas estiveram presentes no treino, tendo passado grande parte desse tempo à conversa com João Cancelo, antigo companheiro na Juventus.

E não foi visível qualquer sinal de alarme na condição física de Ronaldo. O capitão nacional sprintou, saltou e não evitou qualquer exercício e integrou a equipa que pode vir a ser aposta de Fernando Santos, quinta-feira, no jogo com a Lituânia.

Num exercício de circulação de bola a um/dois toques, em espaço reduzido, de um dos lados estiveram 11 jogadores, sendo que dez deles poderão ser os titulares nessa partida.

Ora veja o que fazia com estes onze jogadores: Ricardo Pereira, José Fonte, Rúben Dias e Mário Rui; Rúben Neves, Pizzi e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Ronaldo, Gonçalo Paciência e Podence.

Não esquecendo que tem de colocar em campo um guarda-redes, o que lhe parece este esboço de Fernando Santos?

Refira-se que a comitiva nacional viaja para o Algarve ao início da tarde desta terça-feira.

Adérito Esteves / Cidade do Futebol, Caxias