Bolsa quase que passa para o vermelho arrastada por Europa - TVI

Bolsa quase que passa para o vermelho arrastada por Europa

Bolsa

PSI20 somou 0,06%

Relacionados
A bolsa de Lisboa fechou em alta ligeira, quase arrastada pelas pares europeias.

O PSI20 somou 0,06% para 8.449,81 pontos, com os títulos divididos entre o verde e o vermelho.

A «dar cartas» nos ganhos esteve o sector da energia e a Brisa. A EDP e a EDP Renováveis alcançaram 0,35% para os 3,10 euros e 1,05% para os 7,46 euros. A eléctrica vai concorrer à construção de 40 parques eólicos nas Astúrias, avançou o «Diário Económico».

A Brisa trepou 2,28% para os 6,89 euros e a Cimpor subiu 1,63% para os 5,60 euros.

Pela negativa, destaca-se o BCP que derrapou 1,35% para os 1,02 euros e a Teixeira Duarte que recuou 1,34% para os 1,10 euros.

Fora do principal índice português, as acções da Media Capital permaneceram suspensas durante toda a sessão. A CMVM considerou que a informação divulgada na segunda-feira sobre o acordo entre a Prisa e a Ongoing, que prevê a venda de 30% da Media Capital, com opção de compra de mais 5%, não é suficiente. A Ongoing terá agora de lançar um anúncio preliminar de OPA ou pedir a rogação, alegando não deter o domínio da gestão da Media Capital, para que a CMVM levante a suspensão das acções.

Impresa valoriza quase 8%

Já depois do fecho do mercado, ficou a saber-se que a Ongoing vai ser obrigada a lançar uma Operação Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital, o anúncio preliminar desta operação deve ser comunicado ainda esta tarde.

Mas quem beneficiou com o negócio entre a Ongoing e a Prisa foi a Impresa. A dona da SIC começou o dia em queda, mas acabou por trepar 7,89% para os 1,64 euros, depois do analistas do BCP terem emitido uma nota em que considera que o negócio pode na verdade ser muito positivo para a Impresa. Desde o início deste ano, a Impresa já quase que duplicou o seu valor.

Há um ano, mercado norte-americano perdeu 1,2 triliões de dólares

Nos EUA, dados macroeconómicos contraditórios ditam a oscilação dos principais índices. O mercado imobiliário surpreendeu positivamente o mercado, mas depois de se conhecer a queda inesperada da confiança dos consumidores, o vermelho ficou mais definido. O Dow Jones, Nasdaq e o S&P caem entre 0,2 e 0,5%.

Há um ano, Wall Street registava a maior queda de sempre numa sessão, depois de ter sido chumbado um primeiro plano do Governo de estímulo à economia de 700 biliões de dólares. Só neste dia, o mercado norte-americano perdeu mais de 1,2 triliões de dólares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados