Grupo Prisa processa Nielsen e pede auditoria externa - TVI

Grupo Prisa processa Nielsen e pede auditoria externa

Prisa

O Grupo Prisa, que detém a Media Capital, vai levar a consultora Nielsen a tribunal e exigir uma auditoria externa aos métodos da empresa.

Relacionados
A contenda que opõe o grupo de media espanhol à consultora resulta de uma correcção que a Nielsen decidiu fazer aos dados relativos às audiências do jornal El País e da sua versão online, o ELPAIS.com, detidos pelo grupo Prisa.

Em comunicado, a Prisa anuncia que vai processar a empresa norte-americana nos EUA e nas demais jurisdições onde se justifique, para reclamar dos danos e prejuízos causados pela decisão da empresa, de reduzir os números de utilizadores únicos do ELPAIS.com. A Prisa exige ainda que a empresa submeta os seus procedimentos e sistemas de mediação de audiências a uma auditoria externa independente, por considerar que os mesmos são «claramente deficientes».

Na passada sexta-feira a Nielsen anunciou que iria rever os seus processos para garantir uma maior exactidão e fiabilidade da informação reportada, o que resultou num corte considerável ao número de utilizadores do ELPAIS.com.

Em causa está o tráfego referente à página www.elpais.com/rss.html, uma página de carácter instrumental relativa ao formato RSS (Really Simple Syndication), que permite a terceiros «linkar» directamente a títulos de outros sites.

Os dados inicialmente divulgados pela Nielsen colocavam o ELPAIS.com como líder de audiências entre os meios de comunicação social online em Espanha, com quase cinco milhões de leitores em Julho, com um crescimento de 96% no último ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE