PT recupera e leva bolsa para a única subida da Europa - TVI

PT recupera e leva bolsa para a única subida da Europa

Portugal telecom

A bolsa nacional encerrou, esta semana, em alta, a recuperar da desvalorização que ontem atingiu o valor mínimo de seis meses. O PSI20 ganhou 0,22% para os 7.510,48 pontos, em contra-ciclo com a Europa, onde os principais mercados bolsistas fecharam todos no vermelho.

O destaque de hoje vai para as acções da PT, que ganhou 0,50% para os 7,99 euros. A empresa de telecomunicações aliviou, assim, da queda acentuada de cerca de 6% registada nesta quinta-feira.

A eléctrica nacional, EDP, também, mostrou sinais de optimismo durante o decorrer do dia e acabou a sessão a liderar os ganhos. A EDP valorizou-se 1,45% para os 2,10 euros, com mais de 9 milhões de títulos transaccionados.

No sector dos media, a dona da TVI, Media Capital, apreciou 1,40% para os 6,50 euros, depois de ter atingido, durante a sessão, o máximo de sempre, 3% para os 6,60 euros. O interesse dos investidores foi suportado pelos rumores, que a empresa pode vir a ser alvo de uma OPA, podendo acentuar os ganhos, segundo a opinião de dealers.

Os rumores de uma OPA hostil estão ligados ao eventual interesse da RTL, que tem 11,55%, reforçar a sua posição na Media Capital.

A Impresa somou 0,92% para os 5,50 euros.

Em terreno negativo, o maior banco privado do país, BCP, foi dos pesos pesados o único a perder, impedindo a bolsa nacional de maiores ganhos. O banco derrapou 0,47% para os 2,10 euros. Também, a concessionária de auto-estradas, Brisa, penalizou a bolsa, ao cair 0,47% para os 6,39 euros.

Ainda no vermelho, a Novabase foi o título que mais derrapou, ao perder 3,08% para os 5,66 euros. A Sonae SGPS desceu 0,84% para os 1,18 euros, enquanto a sua subsidiária, Sonae.Com, mantêm o mesmo mau comportamento das últimas sessões e perdeu 2,88% para os 3,37 euros.

Na Europa, os principais mercados bolsistas inverteram a tendência matinal e encerraram a sessão todos em baixa. Na França, o CAC perdeu 0,51%, o DAX na Alemanha, desceu 0,45%, o IBEX desvalorizou-se 0,42% e o FTSE derrapou 0,14%.

Do outro lado do Atlântico, os mercados de Wall Street, continuam a negociar em baixa, com o anúncio de que os postos de emprego criados, nos Estados Unidos da América, ficaram pelos 78 mil, número abaixo do esperado e o menor valor desde Agosto passado. O Dow Jones perde 0,29% e Nasdaq cai 1,01%.
Continue a ler esta notícia