Alemanha e França esperam medidas do G20 sobre regulação - TVI

Alemanha e França esperam medidas do G20 sobre regulação

Sarkozy e Merkel

Merkel e Sarkozy dizem que europeus «têm feito a sua parte»

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, manifestaram esta quinta-feira a sua convicção que da cimeira do G20, agendada para o início de Abril, terão de sair medidas concretas para a regulação dos mercados financeiros.

«Os programas de apoio à conjuntura são importantes e os europeus têm feito a sua parte, com a Alemanha e a França na liderança, mas estes não podem substituir a regulação», disse Merkel durante o conselho de ministros franco-alemão que decorre em Berlim, citado pela agência Lusa.

Barroso envolve-se em polémica com Obama

Sócrates «desmentido» por Trichet

Sarkozy assinalou por seu lado que os dois países estarão na cimeira do G20, em Londres, com uma posição clara e comum, destacando que a reunião será um acontecimento histórico.

Sobre os pormenores da «iniciativa comum», o chefe de Estado francês referiu apenas que serão conhecidos «no devido tempo».

Berlim e Paris defenderam ainda «um mecanismo de sanções» eficaz contra os paraísos fiscais, anunciando que vão criar «grupos de trabalho conjuntos» sobre duas áreas cruciais e difíceis nas relações dos dois países, energia e indústria automóvel.

No último conselho de ministros bilateral, a Alemanha e a França tinham já manifestado a vontade de sincronizar as políticas económicas, mas na realidade Berlim mostrou-se reticente a tomar novas medidas para diminuir os efeitos da crise económica.

A conjuntura registou uma forte degradação desde Dezembro e Berlim decidiu posteriormente adoptar um segundo plano de recuperação.

Merkel e Sarkozy consideraram ainda «crucial» que o Tratado de Lisboa entre em vigor antes do final do ano, apesar de a sua ratificação por todos os Estados-membros parecer ainda um processo difícil.
Continue a ler esta notícia

Relacionados