Cimeira Ibérica: espaço aéreo fechado - TVI

Cimeira Ibérica: espaço aéreo fechado

Sócrates e Zapatero

O espaço aéreo sobre Badajoz, que acolhe esta sexta-feira e sábado a 22ª cimeira luso-espanhola, estará fechado durante os dois dias do encontro, havendo também restrições à circulação de veículos no centro da cidade.

Relacionados
Segundo a agência «Lusa», a zona histórica da cidade está já parcialmente condicionada, tanto pela cimeira, que arranca hoje com um encontro entre os dois primeiros-ministros, José Sócrates e José Luis Rodríguez Zapatero, como por um protesto previsto para o local.

Durante a tarde de hoje as autoridades permitiram a realização de uma manifestação promovida por uma plataforma de cidadãos que está contra a construção de uma nova refinaria em Badajoz.

O protesto decorre em frente à Delegação do Governo onde, além do encontro dos dois chefes de governo, decorrerão reuniões sectoriais de Negócios Estrangeiros, Defesa e Educação e Ciência.

Em vários pontos de Badajoz são visíveis bandeiras dos dois países, em acolhimento às delegações e aos visitantes de Portugal e Espanha que passem por esta região da Estremadura espanhola.

O diário «Hoy», de Badajoz, dá aliás amplo destaque à cimeira, com manchete e várias páginas no interior, destacando os temas essenciais da reunião.

De destacar uma página bilingue (metade em português e metade em espanhol), na qual o jornal aproveita a cimeira para «relembrar os atractivos» desta zona transfronteiriça.

Na metade escrita em português o jornal apresenta, de forma detalhada, algumas sugestões gastronómicas e culturais aos visitantes portugueses que passem por Badajoz.

Na parte do texto escrita em espanhol, o jornal avança igualmente com um conjunto de propostas semelhante, mas desta vez relativa ao outro lado da fronteira.

O segundo dia da cimeira arranca com uma cerimónia de honras militares, na Praça Alta de Badajoz, local onde será feita a tradicional foto de família das delegações dos dois países.

A reunião plenária decorre no Museu Arqueológico e a assinatura dos acordos e conferência de imprensa final na Sala de Actos da Faculdade de Economia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE