Independente: Processo já conta com mais de 10 arguidos - TVI

Independente: Processo já conta com mais de 10 arguidos

UNI: Direcção envia carta a Mariano Gago

O número de arguidos no âmbito do caso da Universidade Independente (UnI) já ronda uma dezena, além dos dois que estão em prisão preventiva, disse hoje à «Lusa» fonte ligada ao processo.

Relacionados
A mesma fonte adiantou que, além dos três arguidos publicamente conhecidos (Luís Arouca, Rui Verde e Amadeu Lima de Carvalho), estes dois últimos em prisão preventiva, foram recentemente constituídos arguidos cerca de uma dezena de pessoas ligadas à UnI e à empresa que gere a Universidade (SIDES).

A Luís Arouca, ex-reitor da UNI, foi aplicada uma caução de 250 mil euros, estando proibido de entrar nas instalações do estabelecimento de ensino superior privado.

Os restantes arguidos encontram-se sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR), segundo a mesma fonte.

Uma outra fonte ligada ao processo disse à agência Lusa que este número de arguidos pode estar relacionado com uma queixa apresentada no início de Fevereiro às autoridades judiciárias contra várias pessoas ligadas à UnI e à SIDES e que foi anexada aos processos- crime que já estavam em curso contra Rui Verde e Amadeu Lima de Carvalho, ambos fundadores da empresa.

Nessa queixa alertava-se para «enormes burlas» e outros crimes económicos «graves», incluindo branqueamento de capitais.

O Diário de Notícias indica hoje que o que está em causa neste processo são crimes de fraude fiscal, abuso de confiança, burla agravada, falsificação de documentos, corrupção activa, receptação ilícita de depósito e branqueamento de capitais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE