Já chegou carro que lê sinais de trânsito (fotos e vídeo) - TVI

Já chegou carro que lê sinais de trânsito (fotos e vídeo)

Opel Ínsignia

Câmara localizada junto do espelho retrovisor consegue captar 30 imagens por segundo

Relacionados
Já pensou como seria desejável ter um carro que o alertasse quando atingisse os limites de velocidade ou, até mesmo, quando saísse da faixa de rodagem? A pensar nestas necessidades, a Opel desenvolveu um sistema com câmara que lê sinais de trânsito.

Neste momento só está disponível no «Insígnia» mas, em breve irá alargar-se a outros modelos. «Vamos estrear no novo modelo Insígnia um sistema com uma câmara que tem como objectivo aumentar a segurança de condução, reduzir o stress e contribuir para o cumprimento dos limites de velocidade na estrada», revela a marca em comunicado.

Trata-se do «Opel eye», um sistema com câmara grande-angular de alta resolução, «que fornecesse informações aos condutores mas não intervém».

Este dispositivo integra duas funções complementares: o reconhecimento da sinalização de trânsito (que lê os sinais de limite de velocidade e de proibição de ultrapassagem, permitindo visualizá-los no painel de instrumentos) e o aviso de saída de faixa, que alerta os condutores sempre que estes saiam da sua faixa de rodagem.

Veja video aqui

Dimensão de um telemóvel

A câmara, localizada atrás do pára-brisas, junto do espelho retrovisor, detecta os sinais de trânsito e as marcas na faixa de rodagem. «Pouco maior do que um telemóvel, esta câmara tem capacidade para captar 30 imagens por segundo. Dois processadores de sinais, com a ajuda de software criado pela GM, filtram e lêem os fotogramas», adianta a marca.

«Os processadores conseguem reconhecer os sinais de trânsito porque a sua larga maioria é desenhada uniformemente em conformidade com a Convenção de Viena sobre sinalização rodoviária», refere a Opel.

A marca alerta ainda que com estes avisos, a Opel está «a dar mais um passo importante na nossa estratégia de prevenção da sinistralidade a longo prazo», conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE