Petróleo: reduzir produção não resolve economia - TVI

Petróleo: reduzir produção não resolve economia

Petróleo

Mercado continua desequilibrado e é necessário ter uma atitulde de respeito pelas quotas de mercado

Relacionados
O ministro do Petróleo saudita, Ali al-Nuaimi, considerou que uma nova redução pela OPEP da sua produção petrolífera não serviria para uma reactivação da economia mundial, segundo declarações publicadas pelo diário árabe Al-Hayat.

«Qualquer nova redução da produção da OPEP conduzirá a um aumento dos preços do crude e impedirá uma contribuição para a reactivação da economia mundial», declarou o ministro do primeiro país exportador mundial de petróleo bruto, citado pelo jornal, avançou a Lusa.

Nuaimi declarou sábado aos jornalistas, à sua chegada a Viena, onde hoje decorre uma reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que o mercado continua desequilibrado e defendeu uma atitude de respeito pelas quotas de produção, «tanto quanto possível», mas sem dizer claramente o que Riade vai propor.

«Vamos estudar com os outros países da OPEP se querem ou não proceder à uma redução da oferta. Adoptaremos então uma decisão colectiva do cartel», disse o ministro saudita.

A reunião de Viena deverá fazer apelo ao respeito pelas reduções de produção decididas no final de 2008 ou sobre uma modesta redução da produção, numa altura em que a procura desce e os preços estão distante dos 75 dólares pretendidos pelos produtores.

Desde Setembro, a OPEP decidiu retirar do mercado 4,2 milhões de barris por dia com o objectivo parar a queda de preços do produto bruto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos