As chamadas realizadas e recebidas do estrangeiro (roaming) vão ser mais baratas a partir do próximo Sábado, dia 30 de Agosto. Na sequência de uma decisão de Bruxelas, estas passam a custar 0,46 e 0,22 euros por minuto, respectivamente.

No que toca ao valor das mensagens escritas (SMS) e do serviço de Internet no estrangeiro, o Executivo comunitário continua considerar que este está demasiado elevado.

O actual regulamento prevê uma nova redução de tarifas para 30 de Agosto de 2009, quando o custo obrigatório para as chamadas realizadas será de 0,43 euros e para as recebidas de 0,19 euros.

A Comissão alerta ainda que as autoridades regulatórias constataram que os operadores ultrapassam os valores já acordados em cerca de 0,08 euros por minuto.

De acordo com os últimos dados do Grupo de Reguladores Europeus (ERG) revelam que os consumidores pagam mais 24% pelo tempo que realmente utilizam para fazer chamadas e 19% mais ao recebê-las, uma vez que se cobra por minuto completo e não por tempo real.