Lucros da Portucel caem 38% para 47 milhões - TVI

Lucros da Portucel caem 38% para 47 milhões

Portucel

Resultado líquido só do segundo trimestre desvalorizou 31%

Relacionados
Os resultados líquidos da Portucel recuaram 38 por cento para os 47,1 milhões de euros. Se se tiver apenas em conta o segundo trimestre, os lucros da empresa sofreram uma descida de 31,1% para os 19,2 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa esclarece que entre Janeiro e Junho o resultado operacional piorou 40,3% até aos 64 milhões de euros.

Já o EBITDA desvalorizou 34% para os 99,1 milhões de euros, enquanto o cash-flow recuou 30,8% até aos 82,2 milhões de euros.

As vendas totais da Portucel foram no mesmo período de 537,5 milhões de euros, algo que reflecte uma desvalorização de 9,6%.

No segundo trimestre, a empresa destaca a subida de 4% nas vendas globais, em grande medida devido ao «forte crescimento no volume de vendas de pasta», que avançaram 86,2%, apesar de se ter mantido a tendência global de queda na procura de pasta na Europa.

Quanto ao número de colaboradores, no mesmo período a Portucel aumentou dos 2.112 no período homólogo para os 2.279 trabalhadores.

Próximo semestre é de «grandes desafios»

Sobre os próximos tempos, a empresa é cautelosa e, no mesmo comunicado, adianta que os seis meses que se seguem representam «um período de grandes desafios para o sector da pasta e do papel».

«Apesar dos indicadores económicos mais recentes evidenciarem alguns sinais de recuperação, continua a existir no horizonte um forte elemento de incerteza, não sendo possível prever com segurança um prazo para uma recuperação económica sustentada», explica a Portucel.

A procura dos produtos de pasta e papel continua ainda em «níveis fracos», adianta a mesma empresa.

Os títulos da Portucel fecharam a valorizar 0,65% para os 1,71 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE