Um «luxo» português no Brasil - TVI

Um «luxo» português no Brasil

Pestana

No coração de Salvador, há um Convento nosso que faz as delícias do que lá se alojam

Relacionados
O Pestana Convento do Carmo está localizado no Pelourinho, o coração de Salvador, na Bahia (Brasil), e é membro da rede Pousadas de Portugal. A «Agência Financeira» foi conhecê-lo e conta-lhe, um pouco, do que por lá pode encontrar.

Desde logo é de realçar que o Convento, que começou a ser erguido em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas e que ao longo dos séculos foi palco de grandes acontecimentos da história do Brasil, deu lugar ao primeiro hotel histórico de luxo do país. (Ver fotos)

Inaugurado em Outubro de 2005, após uma exaustiva restauração, este Convento, que serviu como quartel às tropas portuguesas, marcou a chegada de um novo conceito de hotelaria naquele país.

O requinte do antigo com o conforto do moderno

Um conceito que não deixa indiferente quem tem oportunidade de lá passar ou ficar. Facto é que a única Pousada de Portugal internacionalizada, com gestão integral destas sob a alçada do Grupo Pestana, tem uma arquitectura marcante.

O mobiliário e obras de arte conferem ao ambiente, tal como o Grupo apregoa, uma atmosfera de charme e requinte que se aliam a alguns «toques» da hotelaria moderna e os transforma também em conforto.

São 13.000 m2, com 79 apartamentos e suites, que aliam estes adjectivos, é certo, a toda uma história rica de acontecimentos passados.

Uma mistura que deu certo. Num edifício de património histórico, de corredores, portas e janelas seculares, é possível encontrar quartos equipados com televisores LCD e nada estranhar.

Restaurante é «o melhor de Portugal»

Outra marca dos tempos modernos é o recente SPA, uma parceria com a L¿Occitane, que em homenagem à Bahia oferece terapias à base de cacau. Num segundo claustro encontra-se uma área de lazer com piscina, jacuzzi, fitness center, sala de leitura e home theater.

Mas não é só a arquitectura, o charme ou o conforto que convencem turistas de muitas nacionalidades. O Conventual, já muitas vezes premiado, acabou de ser eleito o melhor restaurante português de Salvador pela revista «Veja» e, em dois anos, conseguiu colocar-se entre as dez melhores mesas da cidade.



O romântico Conventual está sob o comando do chef Alexandre Vicki que, tal como explicou à «Agência Financeira», dedica-se a preparar «delícias da cozinha portuguesa contemporânea com um toque de baianidade».

O Bacalhau com Siri Catado e Puré de banana da terra ou o Mignon de porco com migas de couve, enchidos portugueses e queijo coalho, são alguns dos exemplos. Nos doces, os pastéis de nata ou as queijadinhas de Sintra fazem as delícias dos estrangeiros e o contentamento dos portugueses. E nem a carta de vinhos se afasta desta preocupação de, mesmo fora de portas, se mostrar o que de bom pela nossa terra se faz.



Aliás, por todo o edifico, em toda a estadia, são notórias as lembranças, e heranças, de um passado colonial, que se misturam com muitas coisas do melhor que o presente nos oferece. O wireless à beira da piscina ou a banda larga nos quartos podem ser apontadas como exemplos da modernidade num Convento onde ainda existe uma sacristia pintada em ponto de ouro e duas capelas seculares.



* A jornalista viajou até ao Brasil a convite da TAP
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE