OPEP mantém nível de produção de crude até Maio - TVI

OPEP mantém nível de produção de crude até Maio

Petróleo (arquivo)

Todos os Estados-membros «se comprometeram a respeitar as quotas de produção»

Relacionados
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo decidiu este domingo manter o seu nível de produção de crude até Maio, anunciou o ministro do Petróleo iraquiano, Hussein Al-Chahristani, à saída de uma reunião da OPEP em Viena.

«A OPEP mantém a produção até Maio», indicou Al-Chahristani após a reunião ministerial de Março do cartel, avançou a Lusa.

Os ministros decidiram igualmente encontrar-se novamente a 28 de Maio, em Viena, para fazer o ponto de situação sobre o mercado, nomeadamente após a reunião dos países do G20 a 02 de Abril em Londres, segundo o ministro do Petróleo do Qatar, Abdallah al-Attiyah.

«Penso que é uma decisão responsável, a que permite também dar ao G20 a possibilidade de fazer o seu trabalho a 2 de Abril», sublinhou, por seu turno, o ministro do Petróleo argelino, Chakib Khelil.

De acordo com o ministro do Qatar, todos os Estados-membros da organização «se comprometeram a respeitar as quotas de produção».

Desde Setembro, a OPEP decidiu retirar do mercado um total de 4,2 milhões de barris por dia para travar a queda do preço do crude. O limite actual para 11 dos 12 países membros (o Iraque não está sujeito a quotas) está fixado em 24,84 milhões de barris por dia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados