Fiscalidade do gasóleo deve ser alterada - TVI

Fiscalidade do gasóleo deve ser alterada

combustiveis 2

O Governo vai ter de rever a fiscalidade sobre o gasóleo, dada a alteração no consumo dos combustíveis em Portugal, defendem as petrolíferas. Entre 1994 e 2004, o consumo de gasolina aumentou 4%, tendo vindo a decrescer nos últimos quatro anos.

Em contrapartida, a procura de gasóleo cresceu 90%, colocando uma forte pressão sobre os preços. «As refinarias produzem mais gasolina do que gasóleo e a capacidade de refinação de gasóleo já não é suficiente para suprir as necessidades do consumo na Europa», diz a Apetro, a associação das petrolíferas portuguesas, refere o Diário de Notícias.

O défice na produção tem levado a uma forte subida nos preços do gasóleo no mercado internacional - só no último ano o preço do gasóleo subiu quase 20%. E, também por isso, é «evidente que os governos terão que reflectir sobre a fiscalidade, no âmbito da globalidade dos combustíveis rodoviários».

Hoje, os impostos - ISP e IVA - representam uma fatia de 66,5% do preço de venda ao público da gasolina de 95 octanas e apenas 55% do preço do gasóleo.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE