Lucros da Ibersol caem 3% para 2,7 milhões de euros - TVI

Lucros da Ibersol caem 3% para 2,7 milhões de euros

Cadeias de fast food Ibersol

Burger King e KFC foram as marcas que terminaram o ano com uma maior dinâmica de crescimento

Relacionados
O resultado líquido consolidado da Ibersol atingiu 2,7 milhões de euros, no 1º trimestre, o que representa um decréscimo de 3,2% face a igual período do ano passado.

O EBITDA consolidado decresceu 3%, para 7 milhões de euros, já margem EBIT consolidada manteve-se em 9,3% do volume de negócios, ou seja, «um peso nas vendas idêntico ao do mesmo período do ano passado», revela em comunicado à CMVM.

A empresa justifica o decréscimo do volume de negócios com os «efeitos negativos de calendário, nomeadamente, o mês de Fevereiro com 28 dias (menos 1 dia que em 2008) e deslocação da Páscoa e do período de férias escolares associado para o mês de Abril».

A Ibersol acrescenta ainda que «com este enquadramento e num ambiente de crise económica, o volume de negócios atingiu os 48,04 milhões de euros o que representa um decréscimo de 4,5% face ao período homólogo do ano passado, ou seja, manteve-se ao nível de 2008 se considerarmos os efeitos calendário acima», acrescenta o documento.

Fast-food vencedor

A empresa alerta que a crise económica e a consequente redução do consumo de restauração está a afectar as vendas particularmente em Espanha (menos 4% em Portugal e menos 5% em Espanha). «Como era expectável neste contexto os conceitos de ticket mais baixo são os menos afectados, em ambos os mercados».

Burger King e KFC foram as marcas que terminaram o ano com uma maior dinâmica de crescimento, mais 10% e 3,1% respectivamente.

Apesar da Pizza Hut ter registado uma quebra de 4,2%, a empresa diz que a marca conseguiu contrariar a evolução do mercado e atingir um volume de vendas idêntico ao do primeiro trimestre de 2008 graças a «um plano de marketing agressivo».

Mais afectado pela crise ficou a Pasta Caffé. «É o conceito mais vulnerável à evolução do poder de compra, num ambiente desfavorável como o actual, registou o pior desempenho das nossas marcas».

Perspectivas inalterados

Mesmo com o impacto da crise, a Ibersol garante que vai manter os objectivos definidos no início do ano. O plano de expansão mantém-se inalterado, para este ano estão previstos 20 novas aberturas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados