Preço da água vai ter de subir - TVI

Preço da água vai ter de subir

Água

Aumentos deverão ser os mínimos possíveis

Relacionados
O preço médio da água na maioria dos países europeus vai ter de subir porque está muito abaixo do valor real, defendeu um responsável do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Em entrevista à Lusa, Luis Veiga Frade, director da divisão de água e protecção ambiental do BEI, explicou que o custo que os consumidores e contribuintes pagam pela água que utilizam está «muito abaixo do seu valor real».

Sem receitas suficientes para gerir os custos, é através de empréstimos que se financiam os investimentos na área. Mas quem empresta precisa de ter garantiasde que há um cashflow que vem dos utilizadores». E, por isso, a solução apontada pelo especialista do Banco Europeu de Investimento é simples: «O preço da água tem de subir».

«O utilizador tem capacidade para pagar mais. A conta da água no orçamento familiar não é importante, se comparada com as outras», disse Veiga Frade, defendendo a necessidade de uma «implementação progressiva de uma política real de preços».

Para garantir que os aumentos serão os mínimos possíveis, «é necessário investir na eficiência dos sistemas». Até porque na Europa existe um «backlog tremendo em renovação de infra-estruturas», alertou o especialista, que na próxima semana estará no Fórum Mundial da Água como coordenador internacional do tema «Finanças».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos