FENPROF acusa Governo de chantagear escolas - TVI

FENPROF acusa Governo de chantagear escolas

A Marcha no Terreiro do Paço (foto: Filipe Caetano)

Secretário-geral acusa ministra da Educação de pensar que docentes «são desinformados»

Relacionados
A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) voltou, esta segunda-feira, a acusar o Governo de «chantagear» as escolas ao afirmar que os professores contratados não poderão renovar os contratos sem uma avaliação de desempenho, avança a «TSF».

«Se a avaliação não se aplicar este ano, evidentemente que os professores contratados não podem ser prejudicados por não haver avaliação», disse o secretário-geral da FENPROF, adiantando que no ano lectivo passado, quando não existia avaliação, os professores viram os contratos renovados.

Mário Nogueira acusou o Ministério da Educação de estar a «usar a necessidade de avaliar esses professores para forçar as escolas a provarem procedimentos que, neste momento», não estão em condições de realizar, e que «continuam suspensos devido às providências cautelares» interpostas no tribunal.

Para o representante, perante este cenário, as escolas sentem-se «pressionadas com o facto de eventualmente prejudicarem» os professores contratados, «acabam por ficar inseguras» e, consequentemente, «algumas delas avançam» para a avaliação dos docentes.

O secretário-geral acusou ainda a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, de pensar que os professores «são desinformados».

Entretanto, o Ministério da Educação, em comunicado, rejeitou a acusação, «manifestando a sua determinação em apoiar as escolas na concretização da avaliação dos seus professores», e acusou a FENPROF de, com esta acusação, prosseguir «o seu objectivo de destruir o processo de avaliação».
Continue a ler esta notícia

Relacionados