BES: «Bancos portugueses não foram intoxicados» - TVI

BES: «Bancos portugueses não foram intoxicados»

BES

Ricardo Salgado elogia prudência do sector nacional e enaltece lado «economicamente forte» da sua instituição

Relacionados
O presidente do Banco Espírito Santo (BES) disse esta quarta-feira que os bancos portugueses tiveram uma atitude de prudência face aos créditos e investimentos que estiveram na origem da actual crise financeira.

«Os bancos portugueses não foram intoxicados», disse Ricardo Salgado em entrevista à SIC Notícias.

Para dar conta da solidez da banca nacional, o CEO do BES lembrou que dos sete bancos europeus que conseguiram aumentos de capital recentemente, dois deles foram da Península Ibérica, o próprio BES e o Santander.

Sobre o aumento de capital do BES, na ordem dos 1,2 mil milhões de euros, Ricardo Salgado explicou que foi esse o valor, «mas podia ter sido mais», elogiando a receptividade dos investidores e o aparecimento de accionistas novos.

Lucros do trimestre ainda em baixa

Quanto às expectativas dos resultados líquidos da instituição neste primeiro trimestre, o porta-voz do BES diz estar à espera ainda de uma redução face aos meses de Janeiro a Março de 2008, mas sublinhou que a estratégia continua a ir no sentido do reforço das provisões.

«O banco está economicamente forte», disse na mesma entrevista, aproveitando para acrescentar que «os nossos bancos são capazes de apoiar o relançamento da nossa economia».

Ricardo Salgado explicou que a internacionalização do BES está a seguir o previsto «de forma muito rápida» e que há novos mercados a ter em conta, nomeadamente o Norte de África (Marrocos, Líbia, Argélia e Tunísia).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE